A pandemia alterou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas brasileiras, o equivalente a 31% do total
23 dias. Esse é o período aproximado que as pequenas empresas brasileiras conseguem ficar fechadas e, ainda assim, com dinheiro suficiente para pagar as contas, de acordo com um levantamento do Sebrae. O número preocupa, já que poucas empresas conseguem manter um caixa saudável por pelo menos um mês para suportar impactos e externalidades, como a pandemia de covid-19.
Ainda segundo o Sebrae, a pandemia alterou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas brasileiras, o equivalente a 31% do total. O número sobe para 10,1 milhões se olharmos para as que tiveram que interromper suas atividades temporariamente. Em 2020, vários comércios e pequenos estabelecimentos se viram obrigados a fechar as portas — muitas vezes, para sempre, por não terem tido meios para se manter.
No susto, muitos pequenos e médios empresários tiveram que mudar seus modelos de atuação. A transformação digital, que impactou grandes empresas nos últimos anos, bateu na porta das micros, pequenas e médias empresas.
Um estudo da Capterra e da Gartner indicou que 43% das companhias com até 250 colaboradores adotaram novas tecnologias para viabilizar o trabalho à distância e tentar evitar prejuízos. Temos acompanhado um movimento de digitalização intenso, não somente na comunicação, como também nos processos internos e de controle. Um bom exemplo disso são as finanças empresariais, passando por maior controle de estoques e de fluxo de caixa.
É comum (ainda) que MPMEs façam a gestão financeira e de estoque manualmente. O próprio Sebrae estima que 43% das MPMEs fazem o controle financeiro em papel. E modelos manuais aumentam a margem de erro. Digitalizar a gestão financeira é, portanto, imprescindível para conseguir controlar melhor os gastos e evitar que situações como a pandemia tenham impactos irreversíveis nos negócios, num primeiro passo de tentativa de prevenção de perdas.
Essa digitalização da gestão financeira, de estoques e de vendas permite que os empreendedores tenham visibilidade de tudo que entra e sai do caixa de forma semi-automática ou automática — com grande redução de possíveis erros. É essa visão que permite projetar os mais diferentes cenários e, por consequência, preparar os negócios e tentar ajustar o fluxo de caixa para que eles se concretizem.
Estimativas apontam que as MPMEs gastam em média 15 horas por semana desempenhando tarefas administrativo-financeiras. Quanto mais informal e menos automatizado, maior é esse tempo, que pode muito bem ser reduzido, com ganhos visíveis de produtividade. Plataformas que unifiquem agregação de dados, automatização de processos bancários, de contas a pagar e a receber, além de preparo de relatórios de estoque, de vendas e fiscais, saem na frente nessa corrida da transformação digital das empresas no mundo.
Uma empresa é considerada financeiramente saudável quando consegue equilibrar despesas e receitas, acumular reservas, gerenciar dívidas, planejar e priorizar gastos, além de administrar e se recuperar de choques de mercado. Para isso, quanto mais centralizado essa empresa tiver os seus processos operacionais e gerenciais, maior escalabilidade e maior velocidade de reação ela terá para ajustar o curso de sua atuação.
Plataformas de gestão financeira que entendam isso e que busquem ajudar os empreendedores em sua jornada, e não somente os contadores — que não administram e nem gerenciam as empresas de seus clientes — terão lugar proeminente no cotidiano dos empresários como apoio para lidar com a instabilidade econômica.
A transformação digital, aliada à nova geração de plataformas de gestão operacional-financeira, veio para ficar. Num futuro próximo, ajudarão os empresários a gerir suas operações e comércios por meio de inteligência artificial, machine learning e comandos de voz, como se fossem um assistente virtual
Além de sugerir ações administrativas e comerciais para o crescimento e expansão dessas empresas, com respeito aos aspectos de meio ambiente, sociais e de governança, sigla ESG, em inglês.
Ficção científica? Não. Já existem iniciativas em startups brasileiras em todos esses sentidos, sendo que 2021 mostrará novos campeões de tecnologia ao mercado. Quem se concentrar em melhorar e automatizar a jornada do empreendedor, seu acesso ao crédito, seu compliance e suas vendas, sairá na frente. E ajudará diretamente na recuperação da economia brasileira, aumentando as chances de sobrevivência de seus clientes.
Autor: Bernardo Arnaud – CTO da NEX – Universo Contábil
Fonte: Exame on-line
OSeuGestor é uma plataforma ERP criada para apoiar a gestão de negócios de micro, pequenas e médias empresas, aliando controles financeiros precisos, indicadores de performance e integração tesouraria/contabilidade, com o uso intensivo de tecnologia e inteligência financeira.
Preencha todos os campos do formulário abaixo, nossa equipe retornará o contato o mais breve possível!
A NEX oferece um suporte especializado em cada segmento de atuação, com uma equipe que trabalha no esclarecimento e orientação quanto a interpretação de legislações, procedimentos contábeis, fiscais e trabalhistas, emissão de documentos fiscais, validação de embasamento legal, entre outras situações pontuais da empresa.
Entre os principais serviços temos:
O setor societário da NEX é especializado em todos os trâmites relativos à assessoria e planejamento referentes a legalização das empresas nos órgãos e repartições públicas. Nos preocupamos para que nossos clientes tenham melhor estruturação societária, menor carga tributária e maior transparência contábil.
A NEX entende que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e esse fato pode trazer uma oneração tributária maior que o devido e ainda gerar multas e penalidades quanto a complexa quantidade de obrigações acessórias devidas ao fisco.
Para resolver este problema, contamos com um time altamente capacitado, com foco em gerenciamento e controle, e sempre em constante atualização.
O sucesso da contabilidade de uma organização é determinado por dois fatores essenciais: a competência profissional e a organização interna da empresa.
A NEX possui ambos.
Temos profissionais contábeis especializados nas diversas demonstrações financeiras (BRGAAP, USGAAP, IFRS e IPSAS), possibilitando uma orientação completa para a criação e revisão de rotinas internas que possibilitem uma gestão contábil eficiente, rápida, segura e que irá prover informações úteis para facilitar as decisões dos gestores organizacionais.
Os especialistas em Folha da NEX trabalham para manter a qualidade das informações referentes a orientações, cálculo e acompanhamento das legislações trabalhistas e previdenciárias.
O serviço de Gestão Financeira da NEX cuida e organiza as finanças da sua empresa deixando tempo livre apara o empresário investir onde achar melhor.
Principais serviços:
Gestão do contas a pagar e receber.
Planejamento de fluxo de caixa.
Consultoria em investimentos e demais formas de maximizar a rentabilidade.
Análise e gestão de riscos; Formação de preços; Proteção financeira e derivativos.
Com experiência nas normas e legislações brasileiras, a equipe de consultoria da NEX presta consultoria personalizada, analisando em cada detalhe, o contexto e a estratégia de negócios da empresa, a fim de oferecer soluções viáveis e eficientes, diminuindo os riscos de autuações e penalidades e consequente aumento de lucros para as empresas.
Principais serviços:
Planejamento tributários;
Revisão e recuperação de impostos;
Aproveitamento de oportunidades com teses tributárias;
Análise das operações do cliente.
Adequação as normas internacionais – IFRS;
Análise e adequação às normas para fins de licitação;
Valuation.
Revisão e redução da carga tributária;
Aproveitamento de teses tributárias em âmbito trabalhista e
previdenciário.
Identificação do melhor tipo societária de acordo com atividade e
objetivos do cliente;
Planejamento sucessório e holding patrimonial.
A NEX atende os mais diversos ramos de negócios, tanto na importação como na exportação.
Formada por técnicos especializados e contando com o que há de mais moderno em sistemas informatizados, podemos oferecer rapidez e confiabilidade nos processamentos e informações.
Principais serviços:
Comércio e relacionamento internacional;
Reintegra;
Transfer price;
Registro de importadores e exportadores (Radar/Siscoserv);
Consultoria e procedimentos administrativos e legislação aduaneira;
Assessoria tributária e classificação fiscal;
Consultoria na importação de materiais usados;
Consultoria na importação amostras;
Projeto de redução de alíquotas;
Projeto Draw Back: suspensão, isenção, intermediário, solidário.
Nossos profissionais promovem um diagnóstico de Riscos e Controles dos processos em cada ciclo de avaliação, identificando sua maturidade em relação às melhores práticas.
Principais serviços:
Diagnóstico da estrutura de governança.
Elaboração de modelos de governança a serem implantados.
Assessoria para os Conselhos de Administração na definição de sua estrutura e forma de atuação.
Avaliação do grau de preparação da empresa para a oferta pública.
Preencha todos os campos do formulário abaixo, para se inscrever em nossa newsletter!